Dicas para evitar fraudes imobiliárias e anúncios falsos

Latest update: May 11, 2022

Num mundo mediático em constante crescimento, é muitas vezes difícil distinguir entre o que é real e o que é falso. Se algo soa demasiado bom para ser verdade, normalmente é. Não é fácil saber o que procurar e o que pode ser um sinal de aviso. Com este texto, a Rentola espera tornar um pouco mais fácil para si ver estes sinais de alarme antes que seja demasiado tarde. 

Fotos da casa

Uma publicidade séria conterá imagens claras e distintas. Na sociedade actual, é fácil encontrar fotografias de casas sem ter sido você mesmo a tirá-las ou mesmo sem ter sido dono da casa. Além de querer comprar ou alugar a casa, o vendedor quer ver-se livre dela. É vantajoso para ambos que o vendedor coloque várias e claras fotografias de como é a casa. Se um anúncio contém apenas imagens da fachada ou mostra algo que se parece com um quarto de hotel, é uma campainha de aviso. Não se esqueçam que podem sempre contactar a pessoa de contacto e pedir imagens extra se não tiverem a certeza!

Contacte um senhorio verificado 

Outra dica é contactar um senhorio sério que conduza um negócio adequado com habitação para arrendar. Recebemos uma dica sobre um site chamado Landlord List, onde pode facilmente encontrar informações de contacto para proprietários sérios em torno das maiores cidades do INSERT COUNTRY. A vantagem de contactar diretamente os senhorios é também que poderá ter prioridade ou uma oportunidade num apartamento que em breve estará vago.

O Preço

Soa demasiado bom para ser verdade? Então normalmente é!

É preciso tentar pensar logicamente numa fase como esta. Será provável que um apartamento com este local e este padrão seja vendido/alugado a este preço? Haverá custos adicionais que optaram por não anunciar? Um burlão tentará ficar abaixo do preço médio de mercado para atrair os desesperados que procuram casa. Verifique duas vezes a informação antes de assinar alguma coisa e mais vale perguntar uma vez a mais do que a menos.

Informação sobre a casa

Um grande sinal de aviso é o texto do anúncio. Se o texto estiver incompleto ou em inglês, deve ter cuidado. Se a descrição for incoerente, pode indicar que foi submetido a um programa ortográfico para atrair compradores. Uma pessoa que não é proprietária da casa ou que já esteve nela não pode descrever o seu aspeto ou a área circundante. É uma forma bastante simples de distinguir um anúncio falso de um anúncio real. A maioria dos golpistas vive no estrangeiro e, por isso, querem fingir que alugam / vendem a sua casa que têm em INSERT COUNTRY. Preste também atenção à descrição da casa no contrato, uma vez que muitas vezes não correspondem à casa em questão.

Morada da casa

Na maioria dos anúncios, o endereço completo é exibido com o nome da rua, código postal e andar. Se ao anúncio faltar algum destes, pode ser porque a casa já está ocupada ou não existe. Se houver um endereço completo, é sempre livre de contactar as pessoas que lá vivem atualmente para ver se podem ajudar com um pouco mais de informação. 

Informação de contacto para o senhorio

Verifique sempre se o número de telefone que recebe vai para a pessoa certa. O endereço de correio eletrónico parece lógico ou está sob um nome diferente? Será que falam uma língua diferente daquela em que o anúncio está escrito? Todas estas pequenas coisas em que pode não pensar podem mostrar sinais de um burlão. Verifique todas as informações que obtém um tempo extra e prefira levar o cofre antes do inseguro. 

Boa sorte na sua pesquisa!

Are you looking for a rental? Search among 10,087 available rentals
Search now